sábado, 12 de junho de 2010

Primavera no outono do Infinito





A foto do meio mostra a primeira flor da minha bananeira que não dá bananas. Uma surpresa quando a vi já desabrochada!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

É melhor não complicar...


É isso mesmo! Fui fazer uma pesquisa na internet sobre o tema Revolução Industrial e fiquei com uma dor de cabeça de latejar! Quanto mais eu lia, mais me confundia! Um horror!
Foi então que resolvi pedir socorro para a professora Bel...
_ Revolução Industrial, Serafina? Mas eu pedi um trabalho simples sobre o meio ambiente, nada mais que isso!
_ Acontece, professora, que em uma das pesquisas que fizemos sobre o aquecimento global, estava escrito que a temperatura média do planeta subiu quase um grau desde que começou essa revolução. Eu tentei descobrir por que, mas achei muito complicado e desisti.
_ Bem, vou tentar resumir de maneira bem simples para atender seu pedido. A Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, 1750, mais ou menos, na Inglaterra. Como o nome está dizendo, as indústrias e suas máquinas surgiram ocupando o lugar da produção artesanal, feita manualmente. É por isso que se diz que a maquinofatura substituiu a manufatura. Para vocês terem uma idéia, a máquina a vapor, inventada por James Watt, em 1779, era movida a carvão e revolucionou a fabricação de tecidos e de outros produtos.
Daí em diante, as indústrias foram revolucionando outros países, as máquinas foram se tornando mais sofisticadas até que apareceram os automóveis!
Bem, é claro que o progresso veio com a evolução da indústria, mas há alguns pontos muito negativos nesse processo. O homem do campo deixou suas terras e foi para os centros maiores em busca de trabalho; com isso, as cidades foram crescendo desordenadamente, o desemprego também, e surgiu a poluição ambiental e a sonora. Imaginem carros e mais carros nas ruas, fábricas e mais fábricas funcionando, máquinas e máquinas sendo inventadas e aperfeiçoadas! Haja energia para fazer funcionar tudo isso, não é verdade?
_ Já entendi, professora, muito obrigada. A senhora fez um ótimo resumo.
_ Que bom, Serafina! Mas daqui para frente, combine com seu grupo de escrever os pontos principais de tudo o que vocês já pesquisaram e concluam de maneira simples e direta.
_ Combinado, dona Bel!
Que alívio! Isso aconteceu numa sexta-feira. Resolvemos não fazer nada no sábado e no domingo, para desanuviar a cabeça. Ainda teríamos mais uma semana para entregar o trabalho e esse tempo seria mais que suficiente.
Então, bom fim de semana a todos! Minha cabeça está soltando faíscas, implorando por um descansinho!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Serafina, corretamente esclarecida

É isso mesmo! Como ser cidadãos ecologicamente corretos se não formos corretamente esclarecidos por nossos pais, professores, adultos em geral e por conta própria? Não tiro minha responsabilidade, não!
Acontece que pelo menos no começo a gente precisa ser orientada, motivada, tem que levar um empurãozinho...
No caso do trabalho que estamos fazendo sobre o meio ambiente, a professora Bel deu o primeiro empurrão; depois, cada aluno, dentro do seu grupo, correu atrás dos esclarecimentos, toda vez que surgiam dúvidas.
De minha parte, como sempre, pude contar com os meus queridos amigos, seu Nonô e dona Nena, que me ajudaram a pesquisar em livros, na Biblioteca Pública, enquanto eu pesquisava na internet. Ah, por falar nisso, acho que não contei ainda que já ganhei, adiantado, meu presente de aniversário, que vai ser no dia 13 de junho: um computador novinho em folha! Ameeeeei, adoreeeeeei! Mas outro dia eu volto para contar essa história.
Pois bem, foi a dona Nena que me trouxe o resumo de uma pesquisa que fez com seu Nonô, seu marido, para quem não sabe, sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas, um assunto, aliás, da maior importância!

Aquecimento global e o efeito estufa
Bem, o efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre para manter o nosso planeta aquecido, tornando possível a vida na Terra. O problema é que ao lançar muitos gases de efeito estufa na atmosfera, o planeta se torna cada vez mais quente, pois esses gases formam uma espécie de cobertor mais e mais grosso, a cada dia que passa, impedindo a saída da radiação solar.
Os gases de efeito estufa vêm da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, e o desmatamento. No Brasil, imaginem só, o desmatamento é responsável por 75% da emissão dos gases de efeito estufa.
Neste momento, tenho que parar um pouquinho para gritar NÃO AO DESMATAMENTO!!!
Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico contido na fumaça que se forma nesse incêndio sobe para a atmosfera e se junta a outros gases, aumentando o terrível efeito estufa e seus terríveis efeitos!!!
Quais são eles? O aumento de eventos climáticos extremos como furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta, em quase um grau, desde o começo do século XIX, com a expansão da Revolução Industrial. (Vou pesquisar um pouco mais sobre esse tema e depois escrevo aqui no Serafinices.)
Bem, para fechar o assunto de hoje, mais um grito ... NÃO ÀS QUEIMADAS!
Além de todos os problemas que causam à atmosfera, quando as queimadas são feitas em círculo, acabam sacrificando todos os animaizinhos que ficam presos no meio do fogo e raramente conseguem escapar. Não é horrível?
Ai, preciso parar imediatamente. Só de pensar nessa cena já fiquei com lágrimas nos olhos, um nó na garganta e uma dor aguda no coração.
Quantas coisas erradas o homem está fazendo com a nossa natureza, com a Terra, lar de toda a humanidade!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Com a palavra, Serafina!


Quem vai falar sobre o meio ambiente sou eu! Isso porque estamos fazendo um trabalho sobre o tema na escola. A professora Bel pediu que a gente fizesse uma pesquisa, resumisse, tirando os pontos principais e escrevesse, como se fosse uma redação.
Foi aí que a Maria Eulália, uma das melhores alunas da classe, inteligente, estudiosa e esperta, pediu a palavra:
_ Professora, eu queria pedir a senhora que falasse sobre alguns tópicos que a gente ouve falar quase todos os dias, no rádio, nos jornais e na TV, e acha que sabe do que se trata, mas não sabe. A gente tem uma noção, entende mais ou menos, mas sempre ficam muitas dúvidas.
_ Pois não, Maria Eulália, pode pedir... Que tópicos seriam esses?
_ Olhe, meio ambiente a gente sabe o que é, mas a senhora podia falar um pouco sobre ele; outros pontos são ecologia, ecossistemas, biodiversidade, desenvolvimento sustentável...
Nesse momento, a classe toda aplaudiu, sinal de que concordava com o pedido da colega.
_ Bem, vamos por partes, então. Entende-se como meio ambiente todas as coisas vivas e não vivas que coexistem na Terra, o nosso planeta, ou em alguma região dela, cuja ação pode afetar os ecossistemas e a vida dos humanos.
Ecossistema, então, é o conjunto formado por uma comunidade e o meio ambiente: as relações que os seres vivos de uma comunidade estabelecem com os fatores ambientais como solo, água, ar, etc. Já ecologia é o estudo das relações que se formam entre os seres vivos e o meio onde vivem, e das influências que uns acabam exercendo sobre os outros, ou seja, os seres vivos influenciam o meio e o meio também influencia os seres vivos, das mais variadas formas. Tudo bem até aqui?
_ Seria bom que a senhora nos trouxesse o que falou por escrito, pode ser? Assim vamos poder ler com calma e atenção, pensar sobre o assunto, refletir...
_ Combinado, trago o material na próxima aula, Serafina. Bem, ainda está faltando... Ah, por biodiversidade entende-se a existência de uma grande variedade de espécies animais, vegetais e de microorganismos que têm o seu habitat natural. A vegetação da Floresta Amazônica, os animais do Pantanal matogrossense, os rios, com sua imensa variedade de peixes ... Já o desenvolvimento sustentável, tão falado hoje em dia, é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Para isso, temos que pensar no uso racional da água, por exemplo, do solo, evitar os desmatamentos, evitar os desperdícios de todos os tipos, enfim. Acho que o trabalho de vocês pode tratar das diferentes atitudes que nós, humanos, temos que ter diante desse problema, ou seja, economizar pensando nas gerações que estão por vir.
Temos que reconhecer que os recursos naturais são finitos, podem acabar, sim! Portanto, o desenvolvimento sustentável de uma cidade, estado ou país só pode ser alcançado com essa consciência e muito planejamento. Bem, terminamos nossa aula por aqui. Pensem em tudo o que foi dito e podem começar as pesquisas para o nosso trabalho sobre o meio ambiente.
Pois é... paramos nesse ponto. Saí da escola com a cabeça quente, cansada, mas depois que cheguei em casa, almocei e descansei um pouco, fiquei muito entusiasmada com a idéia de estudar mais sobre esse tema importante, importantíssimo! Tão importante, aliás, que tem até um dia só para ele, o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente!
Volto para falar sobre o assunto assim que nossas pesquisas estiverem mais adiantadas; digo nossas porque o trabalho é em grupo.
Beijinho, beijinho, tchau, tchau!