quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Casa dos Três Céus

Foi por essa porta que entrei em La Casa de los Tres Cielos, entrei e saí várias vezes naqueles dias de 2005 e nestes últimos 10 dias de 2009... Revisitei Campo de Criptana, subi e desci suas ruelas íngremes, com casas pintadas de azul e branco, de ambos os lados. Fui até El Toboso, parei diante da casa onde viveu Dulcineia, entrei pelo portão que dava para o pátio interno, e saí para me sentar em um banco da praça, de onde podia ver D. Quixote ajoelhado diante de sua amada.
Neste exato momento, minha alma quixotesca, realimentada de pequenos e grandes sonhos, sentiu falta das palavras de Calderon de La Barca, em sua magnífica obra La vida es sueño:

"Que es la vida? Un frenesí.
Que es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño;
que toda la vida es sueño,
y los sueños, sueños son.

Se não há limites para sonhar -- e estou certa de que não há! --, tampouco há para viver, visto que a vida, enquanto sonho, ilusão, quimera, sombra, luz ou ficção, deve ser vivida à exaustão!

O pontinho vermelho

Não parece ela? Tem todo o jeito de ser, mas, se ela também foi até lá, como é que eu não fiquei sabendo? Será que ela me avisou e eu esqueci? Bem, para esclarecer o caso, só mesmo perguntando.
Mas, querem saber de uma coisa? Se for ela, de verdade, vou ficar feliz, muito feliz.
Um beijinho para você, de blusa vermelha, sentadinha na porta desse moinho tão lindo!
Serafina

Os eternos apaixonados

Estas duas esculturas, feitas em metal, estão colocadas ao lado da praça principal de El Toboso, cidade onde viveu Dulcineia, a eterna namorada do meu querido D. Quixote.
Imaginem só a declaração de amor que ele deve estar fazendo, assim, de joelhos! Parece que estou escutando sua voz emocionada, dizendo: " Estou aqui, a seus pés, oh, minha amada, para lhe dizer..."
Adoro cenas românticas, adoro!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Meu moinho preferido

Não é mesmo um encanto? Estou muito emocionada! Sinto um nó na garganta e outro na cabeça. Um não me deixa falar e o outro não me deixa juntar palavra com palavra. Amanhã eu volto.
Um beijinho, Serafina

Chegaram as fotos!!!

Vejam só que maravilha!!! São alguns dos moinhos-gigantes que D. Quixote encontrou em seu caminho! Fico emocionada toda vez que olho para esta foto!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Reorganizando...

Estou aqui, neste momento de uma segunda-feira deliciosamente chuvosa, para "tomar as rédeas" deste nosso diário virtual informal, sim, mas tratado com muita seriedade.
Serafina estava dedicada de corpo e alma à sua primeira aventura quixotesca, sonhando e girando em uma das pás do seu moinho preferido, sentindo as batidas do seu coração e, de repente, sumiu, simplesmente su-miu!
Fiquei sem notícias alguns dias, até que hoje, finalmente, ela apareceu muito aflita me pedindo para pedir desculpas a todos vocês, mas o que aconteceu foi o seguinte: ela havia separado algumas fotos da cidade dos moinhos e quando foi pegá-las, nada! Haviam simplesmente evaporado! (Segundo suas próprias palavras.)
Procurou por todos os cantos, caixas e gavetas, dentro de livros, sua mãe e seu pai ajudaram, mas nada de nada. Severina, sua irmãzinha, percebendo o motivo de tamanho tumulto, chegou de mansinho, devagarinho, como quem não queria nada, e entregou as fotos à Severina.
O alívio foi tão grande, que ela até agradeceu à irmã com beijos e abraços. Já não importava saber como as fotos tinham ido parar em suas mãozinhas.(Segundo suas próprias palavras...)
Bem, tudo isso para dizer que ela vai providenciar a publicação das mesmas no seu blog-bloco assim que se entender com Julinha, pois é a única pessoa que vai poder ajudá-la.
Enquanto isso, pediu que eu cuidasse de tudo, já que estaria ocupadíssima com essa tarefa.

Pois bem. Vamos lá, então, começando pelo nosso Adivinhe se puder, que ficou láááá atrás!
Não recebi resposta alguma, nada, de ninguém!!! Fiquei arrasada! Por que não teria dado certo?
Estávamos tão animadas, Serafina e eu! Estávamos apostando tanto nessa brincadeira interativa!
Então, para dar por encerrado este malfadado espisódio, só me resta revelar as respostas que gostaríamos de ter recebido:
Galo seria a resposta da primeira, tesoura, a da segunda, alho, a da terceira (que vinha com duas possibilidades) e vinho e vinagre, para a última questão.
Bem, agora, sim, sinto que estamos perfeitamente reorganizadas.
Vamos prosseguir com as postagens, enquanto aguardamos a volta da Serafina com as fotos dos famosos moinhos de D. Quixote.
Um abraço a todos, Cris Porto