sábado, 5 de dezembro de 2009

"Fuxicar" é fácil!

A árvore de Natal do nosso cartão foi feita com fuxicos. Se você quer aproveitar a idéia, mas não sabe fazer fuxicos, é só olhar bem para as ilustrações e ler as instruções que vêm a seguir.

Você pode usar como molde a boca redondinha de uma xícara de café, por exemplo. Coloque-a sobre uma folha de papel sulfite, passe um lápis em volta da circunferência e recorte-a.
Esse molde de papel servirá para você riscar a base dos fuxicos em um pedaço de tecido, algum retalho que sua mãe tenha em casa.

O passo seguinte é recortar todos os círculos marcados com o lápis. A quantidade de fuxicos vai depender do tamanho de sua árvore.
Depois que tiver todos os círculos prontos, prepare agulha e linha fina para fazer um alinhavo miúdo em toda a volta da circunferência.
Em seguida, puxe a linha, ainda na agulha, com muito cuidado para não arrebentar, e vá ajeitando o franzido segurando o miolinho do fuxico com o polegar. Dê uns pontinhos para segurar o alinhavo e arremate, cortando a linha com uma tesoura.

Dependendo do tipo de tecido, o miolo pode ficar um pouco desfiado. Não se preocupe: é só usar um botão de camisa, algumas miçangas ou qualquer outro enfeitinho que possa ser costurado ou colado bem em cima do miolo do seu fuxico. Vai ficar lindo, tenho certeza!
Boa sorte!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cartão de Natal







Artesanal!!! Serafina deu a idéia -- e os palpites, claro -- mas o corta, recorta, cola e enfeita couberam a estas mãos que agora escrevem a mensagem.

Mas não queremos ficar só nisso, não... Estamos lançando hoje, 4 de dezembro de 2009, uma campanha pelo resgate do abandonado cartão postal, aquele que, mesmo não sendo artesanal, tem que ser escrito com letra manuscrita, especialmente para aquele amigo, e enviado pelo correio!

Nós duas vamos fazer a nossa parte. Se você deseja receber um em sua casa, clique no texto visualizar meu perfil completo, que vem abaixo da foto, e espere um pouco para clicar, em seguida, na palavra e-mail, que vem escrita abaixo da palavra contato.
Daí é só me mandar seu nome e endereço completo (não vá esquecer o CEP), e esperar a visita do carteiro. Se não der para chegar antes do Natal, chegará no mês de janeiro, pois ainda vamos confeccionar um outro, especial para o Ano Novo.
Participe! É uma delícia "blogar", participar de sites de relacionamento, mandar e receber e-mail, mas este tipo de troca que estamos propondo tem um sabor todo especial, você vai sentir!

Convite à reflexão

"Quem bate para ensinar só ensina a bater!"