sábado, 18 de abril de 2009

"Um país se faz com homens e com livros."

Nunca é demais repetir uma frase como a do título acima, da autoria daquele que nos deixou como legado a maior obra da literatura infanto-juvenil brasileira de todos os tempos, Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, interior de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882.
E é exatamente no aniversário do seu nascimento que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil.
Eu, Cristina Porto, só queria lhe dizer uma coisa, senhor José Bento: se não tivesse conhecido sua Emília e passeado tantas vezes pelo seu Sítio do Pica-pau Amarelo, brincando com toda a criançada que lá morava (e ainda mora...), minha Serafina simplesmente não teria nascido.
Receba sempre, onde quer que esteja, meu imenso respeito e minha profunda gratidão.

Blog interativo

Serafina propôs a brincadeira de adivinhas, pesquisou, perguntou, anotou, escreveu e propôs tudo aquilo por conta dela. Depois veio, aflita, me participar o que tinha feito, querendo saber se eu topava entrar na brincadeira e, principalmente, se eu me encarregaria de colocar o livro do vencedor no correio, devidamente autografado por nós duas!
E eu, que não sei como lhe dizer não...
Bem, antes de tudo, preciso explicar que as pessoas que quiserem entrar na nossa "dança", devem clicar na frase visualizar perfil e, em seguida, clicar no e-mail (bem embaixo da minha foto), para entrar em contato conosco, mandar as respostas das adivinhas (ou conversar, dar palpites, sugestões, etc, etc... ) dessa forma.
Está valendo a brincadeira! Achei ótima a idéia de tornar o nosso blog mais interativo!
Um beijão para todos, Cris Porto

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Adivinhe se puder...

Meio-dia,

macaco assobia,

panela no fogo,

barriga vazia!


Você já conhecia esta quadrinha? Aprendi com meu vô Quim, quando passava uma das minhas férias no Ribeirão Fundo, que é o nome do sítio onde ele mora com minha vó Rita e várias outras pessoas. Se ele chegasse em casa ao meio-dia e a comida não estivesse pronta, na mesa, minha vó e todo mundo que estivesse perto tinham que ficar ouvindo uma, duas, três vezes, até que a simples quadrinha virava uma ladainha...

Ah, esse meu vô Quim é uma figura! Foi ele também que me ensinou uma brincadeira que eu adoro até hoje: "O que é, o que é?" Foi esse o nome que nós demos para ela. Por exemplo:


O que é, o que é?


Cai de pé e corre deitada?

Chuva, claro, acho que o mundo inteiro conhece.


Agora outra...

Do tamanho de uma bolota,

enche a casa até a porta.

Essa também é fácil, não é? A resposta é luz.


Bem, agora vou escrever mais algumas adivinhas, não tão fáceis como as primeiras, e vou deixar sem resposta. Vamos ver se alguém vai acertar e dar um jeito de mandar as respostas para o nosso Blog-bloco. Estou pensando até em dar um prêmio para o vencedor no fim de um mês de brincadeira, por exemplo. Um livro meu, autografado pela Cristina Porto, que tal? A gente põe no correio, é só o vencedor mandar o endereço. Vamos tentar para ver se dar certo?


À meia-noite acorda um francês,

sabe da hora, não sabe do mês;

tem esporas sem ser cavaleiro,

cava no chão e não acha dinheiro.


Zinguezigue vai voando

com vontade de comer;

o que come bota fora,

engolir não pode ser.


Tem barba e não é bode;

tem dentes e não morde.

ou

Tem dente mas não tem boca,

tem barba mas não tem queixo.


Somos iguais no nome,

desiguais no parecer;

meu irmão não vai à missa,

eu não a posso perder.

Entre bailes e partidas,

lá me encontrarão.

Nos labores da cozinha,

isso é lá com meu irmão!


Bem, está dada a largada! Vou pesquisar um pouco mais em livros de folclore, perguntar para meus amigos, meus pais e meus avós, para aumentar o meu repertório. E vou pensar melhor no tempo que vai durar a brincadeira. Um mês é muito? Seriam 4 semanas, um dia por semana, talvez... Não sei... O que é que vocês acham?

Na próxima vez volto com essa questão resolvida, prometo.

Um beijinho e... boa sorte a todos! Serafina

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Espaço da Serafina


Oi, tudo bem com vocês?
Só estou dando uma passadinha rápida para dizer que estive sumida do Blog-bloco porque estava resolvendo uns assuntos particulares.
Além disso, quero preparar alguma coisa especial para escrever aqui, para fazer aqui, por exemplo, fazer uma pergunta e receber a resposta de vocês, nossos visitantes que, afinal, já não são mais visitas, são "de casa" e têm toda a liberdade de entrar, falar, perguntar, responder, tomar um cafezinho e sair...
Vou pensar mais um pouco e volto ainda esta semana, que vai até o sábado, 18 de abril, aliás, Dia Nacional do Livro Infantil, pois esse dia tem alguma coisa a ver com o digníssimo senhor Monteiro Lobato!!!
Quando voltar eu vou contar tudinho sobre essa data tão bonita! Um beijinho, Serafina