quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As irmãs Chica e Xandica

Desde segunda-feira passada, quando abri o pacote que o carteiro me entregou, entrei em estado de graça! Passei estes 4 dias lambendo a cria, carregando de encontro ao peito, de um lado para outro, cuidando, alisando, acariciando...
Só agora há pouco me deu o estalo: eu tinha que mostrar a vocês, amigos do blog, o meu mais recente livro, primeiro trabalho para a Escala Educacional.
Espero que ele seja lido com o mesmo prazer e a mesma emoção com que foi escrito.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma rosa para Mariana

Feliz véspera de aniversário, minha queridíssima sobrinha-afilhada-amiga!
O amor que sinto por você é imenso, infinito como o espaço que escolhi para viver e lindo como esta rosa que, do meu jardim, mando especialmente para você! Seja muito, seja infinitamente feliz!

domingo, 13 de setembro de 2009

Sapateira ou graxa?


Aprendi a chamar essa flor vermelha de "sapateira dobrada" e a amarela, de "sapateira simples". Quando conheci uma senhora baiana, soube que essa mesma flor era chamada de "graxa" em sua terra.
A razão? Minha mãe já havia me contado que as pétalas da flor serviam para dar brilho aos sapatos, o que também explica a origem do termo baiano.
Mas, na verdade, o nome dessa planta que dá flores exuberantes, dos mais variados tipos e cores, é hibisco.

Meu "bonsai" de jardim





Não parece mesmo um bonsai? Mas não é... É a minha jabuticabeira híbrida, que é assim, menorzinha, pode ser cultivada em vasos ou no chão e dá frutos o ano todo.
Esperei um bom tempo para ver se conseguia registrar uma imagem verde salpicada de preto, mas os passarinhos não deixam. Não importa. É bom que eles tenham alimento e me visitem sempre. Depois que vi tanto passarinhos como saúvas comendo a ração das cachorras é que percebi como o desmatamento desequilibrou a natureza.
É mais um convite à reflexão.