quinta-feira, 28 de maio de 2009

Titular ou reserva?

Quando viu que dei por terminado o tema Brasília, Serafina veio falar comigo:
-- Pensei bem durante todo esse tempo que você me deixou de escanteio e, depois, me mandou direto para o banco dos reservas, e resolvi pedir rescisão de contrato.
-- Mas, Serafina...
-- Não diga nada, ainda. Sei que não assinamos contrato nenhum, aliás, entre nós isso não teria sentido, mas é uma questão de respeito, ou melhor, de falta de respeito. Afinal, você quer ou não quer minha colaboração no nosso, ou melhor, no seu blog?
-- Claro que sim, Serafina! Desculpe se magoei você, foi sem querer! É que voltei de Brasília tão envolvida, tão animada, com tanta vontade de passar tudo o que tinha visto e aprendido para os nossos amigos, que acabei deixando você de lado... Desculpe, mais uma vez.
-- Tudo bem, tudo bem... Então, quando posso recomeçar? Tenho um assunto muito interessante e importante para tratar: o cuidado com os nossos dentes. Dr. Sidnei, o novo dentista da minha escola, está dando umas palestras para os alunos, pais e professores e eu gostaria de falar sobre esse assunto. O que você acha?
-- Acho perfeito! É bom falar sobre vários assuntos, desde que eles sejam interessantes.
-- Então vou fazer um rascunho, mostrar para o dentista e depois volto para registrar tudo no blog. Vou ver se consigo algumas fotos para as postagens ficarem mais bonitinhas. Até breve, então, pessoal! Me aguardem!
-- Chau, Serafina. Volte logo!

Agradecimento

Antes de mudar de assunto, uma vez que já explorei suficientemente o material trazido de Brasília, quero deixar meu agradecimento aos amigos Heloísa e Marceli Minc que, além de me ciceronear durante uma semana na Capital Federal, procurando me mostrar alguns dos pontos mais interessantes da cidade, também me cederam as fotos publicadas nas postagens dos dias 25 e 27 de maio.
Espero que vocês todos, amigos do Serafinices, tenham gostado da Brasília que conseguimos mostrar! E, se puderem conferir pessoalmente, garanto que vai valer a pena!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Memorial JK




Museu projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial foi inaugurado em 12 de setembro de 1981 por D. Sarah Kubitschek, esposa de Juscelino, para homenagear esse grande homem, uma das mais expressivas personalidades políticas que este país já teve.
Está situado no Eixo Monumental de Brasília, ao lado da Praça do Cruzeiro, onde foi celebrada a primeira missa na nova capital, em 1957.
Possui um auditório e uma biblioteca com 3 000 volumes, que pertenceu ao presidente. Em exposição permanente, estão objetos pessoais e fotos do fundador de Brasília, sua família e seus amigos.
Ali repousam os restos mortais do presidente e de sua esposa.

Congresso Nacional


Cartão postal de Brasília, a sede do poder legislativo brasileiro é o projeto preferido do arquiteto Oscar Niemeyer, confissão feita por ele, mais de uma vez.
De ousada concepção plástica, é um conjunto de construções, onde se destacam as duas cúpulas que representam os plenários: a menor (côncava) abriga o plenário do Senado Federal; a maior (convexa) corresponde ao plenário da Câmara dos Deputados.
No anexo I, formado por dois edifícios de 28 andares, funciona a administração das duas casas legislativas.
O Congresso possui um acervo artístico expressivo, com obras de Di Cavalcante, Carybé e Maria Bonomi, entre outros.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Burle Marx

Artista polivalente, Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo, em 1909, e morreu no Rio de Janeiro, em 1994.
Pintor, arquiteto, desenhista, artista plástico, designer, tapeceiro, Burle Marx também foi paisagista, um dos mais importantes do século XX, com trabalhos realizados no mundo inteiro.
Apaixonado pela flora brasileira, viajou por todo o país em busca de plantas raras e exóticas. Essa dedicação fez com que ele pouco a pouco se tornasse um botânico autodidata, especialista em plantas tropicais. Foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente, movido por uma relação de profundo respeito com a natureza.
Trabalhou com Oscar Niemeyer e Lucio Costa e, dessa parceria, nasceram obras dignas da admiração e do reconhecimento de todos, a começar pelos jardins de Brasília.
Em Minas Gerais, destaca-se o Parque da Pampulha; em São Paulo, o Parque do Ibirapuera; no Rio, podem ser citados o Calçadão de Copacabana, Os Jardins Suspensos do Outeiro da Glória e O Aterro do Flamengo, menina dos olhos do artista.
Em 1972 mudou-se para o sítio Santo Antônio da Bica, nos arredores do Rio de Janeiro, onde passou a dedicar-se à pintura, à coleção de obras de arte e ao cultivo de plantas do mundo inteiro. Ao longo de mais de 20 anos, seu verdadeiro "paraíso tropical" chegou a contar com 3500 espécies.
Caracterizou-se por usar plantas brasileiras em seus projetos, valorizando, entre tantas outras, a belíssima e hoje tão conhecida bromélia.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Do cerrado ao Infinito




A cascata de frutos silvestres é natural do cerrado; já as pencas de frutos vermelhos faz parte da mata preservada deste meu pedaço de Infinito.

Exuberância em flor

Na época da seca -- que já está bem próxima -- o alaranjado dos flamboaiãs faz um contraste maravilhoso com o azul do céu de Brasília.

O solo fértil do cerrado

Até a exuberância dos frutos é monumental na região de cerrado onde se encontra a cidade de Brasília!

domingo, 24 de maio de 2009

O blog e a vida...


Hoje, 24 de maio, nosso Serafinices completa 4 meses de existência.

Dei uma olhada rápida nas quase 80 postagens que fazem parte do blog e cheguei a uma conclusão: não adianta planejar, coordenar nem tentar me organizar por temas, datas, efemérides; também é inútil tentar disciplinar as minhas postagens e as da Serafina, embora já tenha pensado e repensado sobre tudo isso.

A vida é muito dinâmica, meu cotidiano é dinâmico, mesmo aqui, neste pedaço de Infinito, onde muita gente pode achar que nada de relevante acontece...

A natureza me surpreende a cada momento! E dessa surpresa sempre nasce um fato, uma fruta, uma flor, um ovo, um tico-tico, uma viagem feita em meia hora de rede...

Nesta semana que passou, estive às voltas com o material, as fotos e anotações trazidas de Brasília e Pirenópolis, e outras pesquisas feitas na internet.

E vocês não podem imaginar com que alegria, com que prazer, com que envolvimento eu me debruço sobre o trabalho para passar a todos os amigos do Serafinices o melhor da emoção com que vivi mais uma experiência.

Em meio a "namoradeiras", igrejas, catedrais, Niemeyer, Lucio Costa, Juscelino e Burle Marx (de quem ainda vou falar), sabem quem apareceu, de repente, em meu caminho de todas as manhãs, quando saio para o passeio com Nina e Filó?

Um tiçãozinho encantador, vira-lata com traços de pit bull, abandonado por um dono insensível, mas esperto o suficiente para escolher o lugar mais adequado para seu ato ignóbil...

Hoje de manhã fomos, minha irmã e eu, entregar Lola à sua nova dona, que já possui outra cachorrinha e mais 3 ou 4 gatos, além de Nick, o porquinho-da-índia que vive solto no quintal.

Que alívio, que alegria! Ainda bem que existem pessoas como Meire!

E é por isso tudo que comemoro estes 120 dias de vida com a única foto que tiramos de Lolita.

A vocês todos, que nos visitaram e vão continuar nos visitando, estou certa, o nosso abraço muito especial.

Cris Porto e Serafina



O Santuário




A combinação róseo-azul do interior do Santuário Dom Bosco cria um ambiente fascinante e envolvente, semelhante ao encontrado nas basílicas orientais.
Fotos gentilmente cedidas pelos queridos amigos Heloísa e Marceli Minc, Primeiro Conselheiro da Embaixada da Polônia no Brasil e senhora.