quinta-feira, 28 de julho de 2011

Beleza...

... nunca é demais, além do que, só faz bem à alma! Um abraço carinhoso a todos!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Minhas companheiras de todo dia



Elas não me abandonam nunca! Neste fim de tarde fresquinho, eu, no computador, passarada conversando lá fora, e elas, atrás de mim, cochilando e esperando...

Este bem-estar não tem medida!



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eles também sonham...

Depois de pesquisar um pouco sobre o assunto, posso lhes dizer que os animais sonham, sim. O cachorro sonha, o gato, também, aliás, acredita-se que a maioria dos mamíferos sonhe.
Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas esse período pode se prolongar, se ficarem muito tempo sozinhos, longe dos donos.
Já os gatinhos, imaginem, se não ingerirem um aminoácido chamado triptofano, presente no leite, no queijo e no ovo, podem passar a noite sem dormir, com insônia!
Quanto ao sono, especificamente, esses animais apresentam duas fases: superficial ou ondas cerebrais lentas, e movimento rápido dos olhos (REM). No estágio superficial, o animalzinho fica quieto e alerta, com a respiração profunda e ritmada, a pressão sanguínea, o metabolismo e a atividade cerebral diminuem. Nesta primeira fase, que pode durar de 10 a 20 minutos, o animal pode acordar repentinamnete por conta de estímulos sensoriais.
Na segunda fase, conhecida como REM, as pálpebras do bichinho se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração é mais irregular, rápida e superficial -- às vezes pode até parecer que ele não está respirando. O movimento das patas, músculos da face e orelhas também é característico dessa fase.

Já quanto aos sonhos, pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães constataram que algumas atividades cerebrais durante o sono são semelhantes as de uma pessoa quando está sonhando. Assim, é quase certo que os nossos melhores amigos também sonhem, sim! Os filhotes e os cães mais velhos sonham mais que os adultos.
O conteúdo dos sonhos ainda é um mistério. Como o homem usa mais a visão e a linguagem falada para se comunicar com o mundo, e o cão já usa mais a audição e o olfato, pode ser que a chave do mistério esteja por aí...
Enquanto ninguém descobre, as pessoas, que conhecem seu bicho de estimação melhor que ninguém, podem arriscar os palpites que tiverem...
Nininha, por exemplo, emite uns ruidinhos, uns muxoxos tão gostosos de ouvir, que eu, enternecida, fico imaginando que ela só pode estar sonhando com um belo pedaço de bolo, uma das guloseimas humanas que mais adora!
Com a satisfação de ter cumprido uma promessa, desejo uma ótima semana a todos os amigos do Serafinices!



PS: REM, em inglês, significa rapid movement eye, ou seja, rápido movimento dos olhos.