sábado, 17 de abril de 2010

Uma rosa, um livro, uma flor, um livro...

Amanhã, 18 de abril, para homenagear Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia do ano de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil.

Já no próximo dia 23, sexta-feira da semana que vem, outra data importantíssima deve ser lembrada: é o Dia Mundial do Livro, festejado nesse dia para reverenciar a memória de dois dos maiores escritores que a Humanidade já teve: Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Ambos morreram no dia 23 de abril de 1616.
Desde 1923, na Catalunha, Espanha, as pessoas costumam se encontrar nessa data, para uma celebração muito especial: uma carinhosa troca de presentes, onde o homem oferece uma rosa à mulher e ela lhe retribui com um livro.
Há 14 anos, a Unesco não tem medido esforços no sentido de estender essa comemoração para o mundo inteiro!
Foi exatamente por essa razão que resolvi me adiantar para falar dessa data tão significativa; quero deixar registrada, aqui, no Serafinices, uma sugestão: mesmo com algumas adaptações, tente comemorar esse dia com livros e rosas, flores e livros, livros e mais livros, que não necessariamente precisam ser novos, desde que estejam em bom estado, flores e mais flores, qualquer flor silvestre de abril!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Para não dizer que não falei de animais...




Serafina me estimulou e eu passei horas dedicadas a fazer colagens, com a ajuda dela, claro, que me emprestou boa parte dos materiais e me orientou em todas as fases do trabalho.
Usamos fotos nas 3 colagens: de cima para baixo, Nina e Filó, Cota e Toco, um casal de papagaios, e Chico, o papagaio "solteiro", todos do meu irmão.
Além das fotos, tecido recortado, vários tipos de fitas, ponto-russo, rendinhas, enfeites brilhantes e uma aplicação com duas rosas, em cima do vitrô da cozinha, lugar preferido de Chico.
As fotos são mais antigas, foram tiradas na casa onde morávamos com as duas tias, quando ainda eram vivas.
Saudade...
Ah, esqueci de dizer que foi a mãe de Serafina que bordou os nomes "Filó" e Nina", em ponto de cruz. Não ficou lindo?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Momento de reflexão



Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra "amor".

(Clarice Lispector)

domingo, 11 de abril de 2010

Voltei!

Esqueci de dizer que usei botões de dois e de quatro furinhos.
Aproveite bem seu domingo! Aqui, o dia está lindo! Céu azul, sem nuvens e um friozinho aconchegante! Acho que finalmente o outono chegou para ficar.

O domingo é meu!!!







Isso mesmo! Eu ando muito sumida. E hoje, tenho coisas bonitas para mostrar: duas colagens feitas por mim!
Uma se chama A casa dos botões e os botões sem casa, e a outra, Os botões sem casa navegando em um mar de rosas.
Gostaram? Então, mãos à obra!
Eu usei retalhos de tecido, botões, agulha, linha e tesoura, papel e sinhaninha para fazer as ondas do mar. É um passatempo de-li-ci-o-so!!!