sábado, 17 de abril de 2010

Uma rosa, um livro, uma flor, um livro...

Amanhã, 18 de abril, para homenagear Monteiro Lobato, que nasceu nesse mesmo dia do ano de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil.

Já no próximo dia 23, sexta-feira da semana que vem, outra data importantíssima deve ser lembrada: é o Dia Mundial do Livro, festejado nesse dia para reverenciar a memória de dois dos maiores escritores que a Humanidade já teve: Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Ambos morreram no dia 23 de abril de 1616.
Desde 1923, na Catalunha, Espanha, as pessoas costumam se encontrar nessa data, para uma celebração muito especial: uma carinhosa troca de presentes, onde o homem oferece uma rosa à mulher e ela lhe retribui com um livro.
Há 14 anos, a Unesco não tem medido esforços no sentido de estender essa comemoração para o mundo inteiro!
Foi exatamente por essa razão que resolvi me adiantar para falar dessa data tão significativa; quero deixar registrada, aqui, no Serafinices, uma sugestão: mesmo com algumas adaptações, tente comemorar esse dia com livros e rosas, flores e livros, livros e mais livros, que não necessariamente precisam ser novos, desde que estejam em bom estado, flores e mais flores, qualquer flor silvestre de abril!

Nenhum comentário: