sábado, 23 de maio de 2009

Santuário Dom Bosco

Criada por Lucio Costa, esta magnífica obra de luz possui em seu interior,no centro da nave, um lustre de 3,5 metros de altura e 5 metros de diâmetro, formado por 7400 pequenas peças de vidro Murano que, juntas, pesam aproximadamente 3000 quilos.

Os vitrais azuis formam um harmonioso conjunto, dando a quem visita o Santuário a sensação de estar sob um céu estrelado. O efeito se deve à combinação de 12 matizes de azul, pontilhados de branco, que partem de tons claros e suavemente vão atingindo os mais escuros. Os vitrais foram projetados por Claudio Naves e fabricados pelo artista belga Hubert Van Doorne, em São Paulo.

Se um dia você for à Brasília, não deixe de conhecer esse lugar maravilhoso! A sensação ao entrar e girar a cabeça, dando a primeira olhada mais ampla, é indescritível! Dê uma volta pelo espaço azul, observe cada detalhe com muita atenção, devagar, sem atropelos, e sente-se um pouco para respirar profundamente. Depois de uns cinco minutos, garanto que você vai sair como eu saí: em estado de graça!

O espaço interno da Catedral


A Catedral de Brasília


Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida nasceu de uma planta circular que não privilegia uma fachada principal.

O acesso ao seu interior é feito por uma passagem subterrânea que, segundo a visão de alguns especialistas no assunto, pode ser entendida como uma alegoria às catacumbas romanas do princípio do cristianismo. Da mesma forma, os 16 pilares curvos de concreto aparente que se unem no alto da cúpula seriam uma alegoria à coroa de espinhos de Jesus Cristo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Terra Prometida

... e entre os paralelos 15 e 20 graus sul, havia um leito muito largo e extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Quando forem escavadas as minas escondidas entre esses montes, aparecerá ali uma grande civilização, a Terra Prometida, de onde brotarão leite e mel... (Profecia de São João Bosco, 1883)

Muito antes de se pensar em sua construção, profecias e coincidências históricas já faziam parte da vida de Brasília.
Considerada "Cidade Monumento", é o projeto moderno mais ambicioso e importante do século XX, a primeira cidade moderna a ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Totalmente planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lucio Costa, Brasília tornou-se um modelo exemplar de organização do espaço.
Inaugurada oficialmente no dia 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a cidade está prestes a comemorar meio século de vida.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Frases de cabeceira

...Recria tua vida sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras
e faz doces.
Recomeça.
Cora Coralina

Todos estes que aí estão
atravancando meu caminho,
eles passarão... eu passarinho.

Mario Quintana

A vida é assim:
esquenta e esfria,
aperta, daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente
é coragem.
Guimarães Rosa

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Maio

O mês já está quase terminando e eu ainda não tinha reverenciado as flores de maio que tenho na minha varanda. São lindas, vocês não acham?!?

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Duas namoradeiras na mesma janela


Um pouco de Goiás

Esta é uma "namoradeira" da cidade de Pirenópolis, um dos encantos mais visitados de Goiás.

Voltei!

Tirei dez dias de férias, longe da rotina (qualquer rotina cansa, mesmo que se aproxime da "ideal", para a pessoa que a vive), para visitar um casal de amigos, queridíssimo, em Brasília.
Desta vez, conheci um pouco da capital federal e trouxe algumas fotos para ilustrar a viagem.
Quando melhorar do resfriado que, apesar da vacina, conseguiu se instalar, volto para conversar um pouco sobre tudo o que vi e conheci.
Um beijo meu e outro da Serafina, que também resolveu ficar de férias na minha ausência.