sábado, 30 de janeiro de 2010

A Bandeira Peregrina


O encontro das canoas, realizado no último sábado de dezembro, é a coroação de uma verdadeira maratona de fé e devoção que começa 60 dias antes, com a "subida das canoas", onde a Bandeira do Divino é levada para várias propriedades rurais e, depois, para residências da cidade.
Cada família anfitriã oferece aos integrantes da Irmandade um café, almoço ou jantar, além do pouso, dependendo do horário de chegada dos visitantes, que são recebidos com cânticos e orações, que continuam depois da comida.

Passados 30 dias dessa peregrinação, é feita a "descida das canoas", seguindo o mesmo ritual.

A foto mostra o senhor Tarciso Vaz de Moura, recebendo a Bandeira do Divino com uma das filhas, que há mais de 50 anos oferece um almoço aos irmãos do Divino, aos amigos e vizinhança, sempre na mesma época: meados de novembro.

A mesa é tão farta quanto a fé que alimenta todos os corações que ali se encontram, irmanados.

Tive o privilégio de ser uma de suas convidadas, no ano passado. E, como não podia deixar de ser, fiquei muito emocionada!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Agradecimento

As fotos das 3 últimas postagens foram gentilmente cedidas ao Serafinices por Sidnei Paladini, amigo e profissional dos mais competentes.

Os Irmãos do Divino


Os remos, cruzados na foto, movimentam os batelões pelas águas do rio; a Bandeira do Divino é levada pelos integrantes da irmandade desde o começo da preparação da festa, que acontece dois meses antes do grande Encontro das Canoas.


A festa, a fé e as pétalas de rosa




O momento mais esperado


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A grande festa de Tietê

A festa em louvor ao Divino Espírito Santo, cujo ponto culminante acontece no rio Tietê, com o Encontro das Canoas, no último sábado do ano, é uma tradição que já completou 170 anos.
Nasceu da promessa do povo ribeirinho ao Divino Espírito Santo para que intercedesse pelo fim da "grande peste"que ocorreu em meados de 1830, matando muitos moradores da região.
Como intenção, realizariam uma festa anual, caso a maleita fosse vencida.
A promessa acabou sendo esquecida e a doença voltou a castigar os ribeirinhos. Recomeçaram, então, e continuam até hoje as "Festas do Divino", na cidade de Tietê, em agradecimento pela graça recebida.
Anualmente milhares de fiéis se aglomeram às margens do rio e aguardam, ansiosos, pelo tradicional Encontro das Canoas que, vindas de direções opostas, se encontram no mesmo instante em que são soltas 7 pombas de cada um dos 7 batelões (canoas grandes), significando os 7 dons do Espírito Santo.
Tudo isso acontece em meio a uma comoção sempre renovada, aos sons ensurdecedores dos trabucos e rojões, que acabam abafando os demorados aplausos da multidão emocionada.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nosso rio em janeiro



O Tietê está assim, "bufando", como se diz na linguagem popular, quase invadindo o Parque do Divino, uma pracinha muito bem cuidada. É exatamente aí que, no último sábado de dezembro, acontece o consagrado Encontro do Divino, que encerra a Festa do Divino, a mais tradicional da cidade.
Vários batelões (canoas muito grandes) que abrigam os irmãos do Divino aparecem, rio abaixo e rio acima, e se encontram em frente à praça, ponto culminante da festa.
Vou falar um pouco mais sobre ela, nas próximas postagens, pois manter viva a cultura popular de nossa cidade, de nosso país é um dever de todo o cidadão consciente que, acima de tudo, ama e tem orgulho de sua terra.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Feliz aniversário, São Paulo!

Parabéns pelos 456 anos, "São, São Paulo, meu amor..."!
Obrigada pela acolhida, pelo aprendizado, pelos estudos, pelo trabalho e pela realização profissional, pelas oportunidades, pelos amores, pelos amigos.
Dos meus 18 até os 55 anos você foi minha casa, meu lar. E talvez não possa imaginar o quanto fui feliz nesse tempo!
Receba, hoje e sempre, as minhas homenagens.

domingo, 24 de janeiro de 2010

SOS Natureza!

A mão da foto escolhida é do meu irmão, que mora perto da minha casa. Vira e mexe ele socorre algum pássaro que entra em sua sala que, com as paredes de vidro e o pé direito alto, acaba dificultando a saída do bichinho.
Depois que ele descansa, fica do jeitinho mostrado pela imagem, ouvindo a frase que já ficou célebre entre nós:

"Vá para a vida!"

Imagem de aniversário

Foi essa a escolhida pois expressa exatamente o espírito, a essência do Serafinices, traduz com fidelidade tudo aquilo que eu quis passar para vocês, amigos do blog durante este ano que passou:

Amor e profundo respeito pela Natureza e por todos os seres que ela acolhe em seu seio.