sábado, 8 de agosto de 2009

O Ipê Branco



Esta verdadeira maravilha de um branco róseo fica em um dos cantos do jardim de Tietê, meu jardim, minha cidade... Venha ver! Faça um esforço, vai valer a pena! Mas venha logo, venha amanhã, pois as flores do ipê já estão cobrindo o verde da grama e das calçadas próximas.
Passei boa parte da manhã de hoje embevecida diante de tanto esplendor!

domingo, 2 de agosto de 2009

Convite à reflexão

Húmus é a matéria orgânica em decomposição que fertiliza e enriquece a terra onde se acumula e permanece. Essa terra, rica em nutrientes, está pronta para acolher em seu seio as sementes que nela forem depositadas.
Do termo original latino humus também derivaram outras palavras, entre as quais humano, humilde e humildade.
Veio daí o convite à reflexão, que já dura quase uma semana, em forma de perguntas, deduções (mais que respostas), comparações, consultas a dicionários, enfim, uma intensa maratona por conta do tema que me apaixonou e indignou, ao mesmo tempo.
Se a palavra húmus tem uma acepção tão bonita quanto vigorosa, por que humildade significa "modéstia, virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza, demonstração de respeito e submissão"?
O humilde, então, é um modesto submisso, com plena noção de sua fraqueza?!?
Humilhar uma pessoa é, realmente, torná-la pequena, minimizá-la, distanciando-a dos demais...
Demais? E quem seriam esses demais?
Os arrogantes, talvez, que relegam a um plano inferior as pessoas de origem humilde, de hábitos simples, com pouco ou nenhum estudo? Será que seria?!?
Mas, se os humanos humildes pisam o mesmo chão fertilizado pelo húmus e fazem dele sua horta, seu pomar, seu jardim, sua morada, seu altar, seriam inferiores aos ditos "demais" exatamente em quê?!?
A terra, o solo, o chão são os mesmos para todos, sem distinção. E, nesse sentido, todos os seres humanos, humildes ou não, estão absolutamente nivelados!
Vou parar de pensar um pouco no assunto, agora que já dividi minhas inquietações com vocês, antes que os nós que estão soltos na minha cabeça se tornem cegos e ameacem a minha já um pouco turva lucidez.