sexta-feira, 20 de março de 2009

Bom fim de semana!


É o que eu desejo a todos, de coração.
Esta é a última das três fotos tiradas na mesma tarde, uma depois da outra. Dá para ver a carinha das cachorras. Ficou ótima, não ficou? Eu adorei!!!
Hoje tive um dia muito agitado, corri pra lá e pra cá e não consegui terminar nenhuma das coisas que comecei a fazer.
Por isso, acho melhor voltar aos nossos estudos na segunda-feira. Quando passo um dia assim - já acordei um pouco zonza - fico com a cabeça atrapalhada o resto do dia.
Então, vamos relaxar e curtir nosso fim de semana!
Um beijo da Serafina

quinta-feira, 19 de março de 2009

Os estudos de Serafina


Gostaram desta foto? Também é nova, como a outra. Filó e Nina, muito ciumentas, entraram no meio para atrapalhar, mas mesmo assim ficou bonitinha a foto, não ficou?
Bem, continuo com meus estudos sobre a nova ortografia. Só que ontem fui pedir a ajuda da dona Nena, mulher do seu Nonô, que é professora aposentada, já faz algum tempo, mas nem por isso esqueceu tudo o que ensinava aos seus alunos.
Ela me deu uma aula e tanto sobre "Palavras quanto ao número de sílabas e quanto ao acento tônico", foi esse o título que ela escreveu no meu caderno. Depois, fez um resumo para ficar mais fácil de estudar. Vou escrever aqui do jeitinho que ela escreveu no meu caderno.
Quanto ao número de sílabas:
Monossílabas: as que têm uma sílaba, como sol, mão, pé...
Dissílabas: as que têm duas sílabas, como braço, pena, avó...
Trissílabas: as que têm três sílabas, como boneca, cachorro, brinquedo...
Polissílabas: as que têm quatro ou mais sílabas, como crocodilo, hipopótamo, alameda...
Quanto ao acento tônico:
Oxítonas: quando o acento tônico cai na última sílaba, como café, tatu, urubu, siri...
Paroxítonas: quando o acento tônico cai na penúltima sílaba: balança, cadeira, sabonete...
Proparoxítonas: quando o acento tônico cai na antepenúltima sílaba, como dico, sílaba, otona, sica, lâmpada...
Só para relembrar, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas!
Voltando às palavras monossílabas, elas podem ser átonas (mais fraquinhas...) e tônicas (mais fortes!...).
Átonas: me, se, lhe, nos ( ele vem nos buscar).
Tônicas: mês, luz, céu, nós (nós vamos embora).
Não ficou mais fácil de entender, com esse resumo da dona Nena? Ela é demais!
Bem, por hoje, chega. Amanhã eu volto com novidades.

terça-feira, 17 de março de 2009

Blog-bloco da Serafina


Gostaram da foto? É nova, ainda não tinha mostrado para ninguém.
Bem, estudei um pouquinho mais sobre as mudanças na ortografia e resolvi escrever tudo aqui, para gravar com mais facilidade.
Primeiro, fiquei sabendo que nos verbos dar, crer, ler e ver, as formas deem, creem, leem e veem não são mais acentuadas. A regra também vale para os verbos que são derivados daqueles, por exemplo, reler, descrer, rever. Essa parte não é difícil, é?
Outra parte que também achei fácil é mais ou menos parecida com essa. Não existe mais o acento circunflexo nas palavras voo, enjoo, abençoo, abotoo, amontoo, magoo... Acho falta do acentinho no voo, que parece ter perdido as asas, e no enjoo, que desse jeito aumenta o embrulho no estômago, pois a gente não tem mais o "chapeuzinho" para se abanar quando está enjoada...
Ah, esqueci de dizer que nos verbos vir e ter, as formas que indicam plural, têm e vêm, continuam com o acento.
Por hoje, só mais uma regra que não mudou: todas as palavras proparoxítonas - aquelas nas quais a sílaba tônica é a penúltima -continuam acentuadas. Querem alguns exemplos? Música, médico, lâmpada, helicóptero, hélice, pacífico...
Hoje à tarde vou estudar mais um pouco e amanhã eu volto para contar as novidades que todos nós temos que saber e guardar na nossa cabeça.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Blog-bloco da Serafina


Faz um bom tempo que não compareço nem no blog, nem com meu bloquinho. Acontece que resolvi estudar as mudanças que fizeram na nossa ortografia, para não cometer nenhum erro. Não adianta a gente gostar ou não gostar, concordar ou não concordar, como diz seu Nonô, pois tem que saber de tudo para não tirar nota baixa nas provas de português, principalmente.
Ainda tenho que estudar melhor sobre o hífen. Se eu já tinha muitas dúvidas antes, imagine agora!
Mas tem uma coisa que eu preciso dizer: não me conformo de sumirem com o trema, ah, não me conformo mesmo!
Outro dia fui escrever a palavra sagui, aquela espécie de macaquinho. Ficou com cara de macaco, sem trema? Não, de jeito nenhum! E agora, se a gente não prestar muita atenção, vai acabar pronunciando sagui como caqui! E quem não conhece a palavra também vai fazer a mesma coisa!
E o verbo aguentar, então! Sem o trema, não vou conseguir suportar!!! O problema é que o trema sumiu, mas a pronúncia continua como era antes! Com as palavras tranquilo, líquido, cinquenta, tudo bem, nem sei exatamente por quê. (Será que esse quê ainda leva acento?...)
Bem, acho melhor parar por aqui, hoje, e só voltar quando tiver estudado mais um pouco e me sentir mais segura, mais tranquila...