quinta-feira, 19 de março de 2009

Os estudos de Serafina


Gostaram desta foto? Também é nova, como a outra. Filó e Nina, muito ciumentas, entraram no meio para atrapalhar, mas mesmo assim ficou bonitinha a foto, não ficou?
Bem, continuo com meus estudos sobre a nova ortografia. Só que ontem fui pedir a ajuda da dona Nena, mulher do seu Nonô, que é professora aposentada, já faz algum tempo, mas nem por isso esqueceu tudo o que ensinava aos seus alunos.
Ela me deu uma aula e tanto sobre "Palavras quanto ao número de sílabas e quanto ao acento tônico", foi esse o título que ela escreveu no meu caderno. Depois, fez um resumo para ficar mais fácil de estudar. Vou escrever aqui do jeitinho que ela escreveu no meu caderno.
Quanto ao número de sílabas:
Monossílabas: as que têm uma sílaba, como sol, mão, pé...
Dissílabas: as que têm duas sílabas, como braço, pena, avó...
Trissílabas: as que têm três sílabas, como boneca, cachorro, brinquedo...
Polissílabas: as que têm quatro ou mais sílabas, como crocodilo, hipopótamo, alameda...
Quanto ao acento tônico:
Oxítonas: quando o acento tônico cai na última sílaba, como café, tatu, urubu, siri...
Paroxítonas: quando o acento tônico cai na penúltima sílaba: balança, cadeira, sabonete...
Proparoxítonas: quando o acento tônico cai na antepenúltima sílaba, como dico, sílaba, otona, sica, lâmpada...
Só para relembrar, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas!
Voltando às palavras monossílabas, elas podem ser átonas (mais fraquinhas...) e tônicas (mais fortes!...).
Átonas: me, se, lhe, nos ( ele vem nos buscar).
Tônicas: mês, luz, céu, nós (nós vamos embora).
Não ficou mais fácil de entender, com esse resumo da dona Nena? Ela é demais!
Bem, por hoje, chega. Amanhã eu volto com novidades.

Nenhum comentário: