segunda-feira, 16 de março de 2009

Blog-bloco da Serafina


Faz um bom tempo que não compareço nem no blog, nem com meu bloquinho. Acontece que resolvi estudar as mudanças que fizeram na nossa ortografia, para não cometer nenhum erro. Não adianta a gente gostar ou não gostar, concordar ou não concordar, como diz seu Nonô, pois tem que saber de tudo para não tirar nota baixa nas provas de português, principalmente.
Ainda tenho que estudar melhor sobre o hífen. Se eu já tinha muitas dúvidas antes, imagine agora!
Mas tem uma coisa que eu preciso dizer: não me conformo de sumirem com o trema, ah, não me conformo mesmo!
Outro dia fui escrever a palavra sagui, aquela espécie de macaquinho. Ficou com cara de macaco, sem trema? Não, de jeito nenhum! E agora, se a gente não prestar muita atenção, vai acabar pronunciando sagui como caqui! E quem não conhece a palavra também vai fazer a mesma coisa!
E o verbo aguentar, então! Sem o trema, não vou conseguir suportar!!! O problema é que o trema sumiu, mas a pronúncia continua como era antes! Com as palavras tranquilo, líquido, cinquenta, tudo bem, nem sei exatamente por quê. (Será que esse quê ainda leva acento?...)
Bem, acho melhor parar por aqui, hoje, e só voltar quando tiver estudado mais um pouco e me sentir mais segura, mais tranquila...

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, Serafina, pelas explicações. Vai ser duro mesmo se acostumar com as mudanças. Eta linguinha (sem trema?) difícil esta portuguesa/brasileira.

Anônimo disse...

Cristina, gostei dos livros da Serafina. Um abraço do Gabriel e Jeferson

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom