quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uma deliciosa descoberta




Descobri agora há pouco! Contei uma dúzia de frutinhos e mais algumas flores amarelinhas que me dizem como vai ser farta a minha safra deste início de inverno.
Semear, ver brotar, crescer, florescer, frutificar... Acompanhar os pequenos ciclos de vida que a Natureza nos mostra e oferece faz um bem enorme ao corpo e à alma.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um "pelamordedeus" urgente!


Meu Deus! Como pude me esquecer de colocar um caso que provoca tantas dúvidas? Dona Pérola não se cansava de citá-lo!
Vou dar um exemplo em uma conversinha que tive com minha mãe.
_ Mãe, por que será que a avó Rita não veio passar uns dias conosco, como havia prometido? Não sei... Não sei por que ela fez isso.
_ Eu não lhe disse que ela telefonou, Serafina? Ah, desculpe, filha, acabei esquecendo. Ela teve que adiar a viagem porque seu avô pegou um resfriado fortíssimo!
_ Vovô Quim está doente? Vou ligar agora mesmo para falar com os dois.
Bem, como diria a professora, usa-se o por que (separado) quando se faz uma pergunta direta ou indireta. A pergunta é direta quando vem com o ponto de interrogação no fim da frase e é indireta quando isso não acontece; nesse caso, o por que (separado) pode ser substituído por por que motivo.
Só quando a resposta for dada é que a gente usa o porque (junto).
Deu para entender direitinho? Espero que sim!

Viva Pedro!!!



Amanhã, 29 de junho, São Pedro encerra as festas juninas de 2010. Quando ele passar sua chave na porta do Céu, o Arraiá do Infinito também será fechado, para reabrir somente no ano que vem. Até lá, se Deus quiser!
PS: não deixe de comemorar, nem que seja com duas ou três bandeirinhas de papel penduradas em algum cantinho de sua casa. Essas festas já fazem parte da nossa cultura popular, do nosso folclore. Ah, e procure se lembrar de algumas cantigas juninas para ensiná-las às crianças que estiverem por perto.