quinta-feira, 16 de abril de 2009

Adivinhe se puder...

Meio-dia,

macaco assobia,

panela no fogo,

barriga vazia!


Você já conhecia esta quadrinha? Aprendi com meu vô Quim, quando passava uma das minhas férias no Ribeirão Fundo, que é o nome do sítio onde ele mora com minha vó Rita e várias outras pessoas. Se ele chegasse em casa ao meio-dia e a comida não estivesse pronta, na mesa, minha vó e todo mundo que estivesse perto tinham que ficar ouvindo uma, duas, três vezes, até que a simples quadrinha virava uma ladainha...

Ah, esse meu vô Quim é uma figura! Foi ele também que me ensinou uma brincadeira que eu adoro até hoje: "O que é, o que é?" Foi esse o nome que nós demos para ela. Por exemplo:


O que é, o que é?


Cai de pé e corre deitada?

Chuva, claro, acho que o mundo inteiro conhece.


Agora outra...

Do tamanho de uma bolota,

enche a casa até a porta.

Essa também é fácil, não é? A resposta é luz.


Bem, agora vou escrever mais algumas adivinhas, não tão fáceis como as primeiras, e vou deixar sem resposta. Vamos ver se alguém vai acertar e dar um jeito de mandar as respostas para o nosso Blog-bloco. Estou pensando até em dar um prêmio para o vencedor no fim de um mês de brincadeira, por exemplo. Um livro meu, autografado pela Cristina Porto, que tal? A gente põe no correio, é só o vencedor mandar o endereço. Vamos tentar para ver se dar certo?


À meia-noite acorda um francês,

sabe da hora, não sabe do mês;

tem esporas sem ser cavaleiro,

cava no chão e não acha dinheiro.


Zinguezigue vai voando

com vontade de comer;

o que come bota fora,

engolir não pode ser.


Tem barba e não é bode;

tem dentes e não morde.

ou

Tem dente mas não tem boca,

tem barba mas não tem queixo.


Somos iguais no nome,

desiguais no parecer;

meu irmão não vai à missa,

eu não a posso perder.

Entre bailes e partidas,

lá me encontrarão.

Nos labores da cozinha,

isso é lá com meu irmão!


Bem, está dada a largada! Vou pesquisar um pouco mais em livros de folclore, perguntar para meus amigos, meus pais e meus avós, para aumentar o meu repertório. E vou pensar melhor no tempo que vai durar a brincadeira. Um mês é muito? Seriam 4 semanas, um dia por semana, talvez... Não sei... O que é que vocês acham?

Na próxima vez volto com essa questão resolvida, prometo.

Um beijinho e... boa sorte a todos! Serafina

Nenhum comentário: