quinta-feira, 10 de junho de 2010

Serafina, corretamente esclarecida

É isso mesmo! Como ser cidadãos ecologicamente corretos se não formos corretamente esclarecidos por nossos pais, professores, adultos em geral e por conta própria? Não tiro minha responsabilidade, não!
Acontece que pelo menos no começo a gente precisa ser orientada, motivada, tem que levar um empurãozinho...
No caso do trabalho que estamos fazendo sobre o meio ambiente, a professora Bel deu o primeiro empurrão; depois, cada aluno, dentro do seu grupo, correu atrás dos esclarecimentos, toda vez que surgiam dúvidas.
De minha parte, como sempre, pude contar com os meus queridos amigos, seu Nonô e dona Nena, que me ajudaram a pesquisar em livros, na Biblioteca Pública, enquanto eu pesquisava na internet. Ah, por falar nisso, acho que não contei ainda que já ganhei, adiantado, meu presente de aniversário, que vai ser no dia 13 de junho: um computador novinho em folha! Ameeeeei, adoreeeeeei! Mas outro dia eu volto para contar essa história.
Pois bem, foi a dona Nena que me trouxe o resumo de uma pesquisa que fez com seu Nonô, seu marido, para quem não sabe, sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas, um assunto, aliás, da maior importância!

Aquecimento global e o efeito estufa
Bem, o efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre para manter o nosso planeta aquecido, tornando possível a vida na Terra. O problema é que ao lançar muitos gases de efeito estufa na atmosfera, o planeta se torna cada vez mais quente, pois esses gases formam uma espécie de cobertor mais e mais grosso, a cada dia que passa, impedindo a saída da radiação solar.
Os gases de efeito estufa vêm da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, e o desmatamento. No Brasil, imaginem só, o desmatamento é responsável por 75% da emissão dos gases de efeito estufa.
Neste momento, tenho que parar um pouquinho para gritar NÃO AO DESMATAMENTO!!!
Ao desmatar, muitas pessoas queimam a madeira que não tem valor comercial. O gás carbônico contido na fumaça que se forma nesse incêndio sobe para a atmosfera e se junta a outros gases, aumentando o terrível efeito estufa e seus terríveis efeitos!!!
Quais são eles? O aumento de eventos climáticos extremos como furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta, em quase um grau, desde o começo do século XIX, com a expansão da Revolução Industrial. (Vou pesquisar um pouco mais sobre esse tema e depois escrevo aqui no Serafinices.)
Bem, para fechar o assunto de hoje, mais um grito ... NÃO ÀS QUEIMADAS!
Além de todos os problemas que causam à atmosfera, quando as queimadas são feitas em círculo, acabam sacrificando todos os animaizinhos que ficam presos no meio do fogo e raramente conseguem escapar. Não é horrível?
Ai, preciso parar imediatamente. Só de pensar nessa cena já fiquei com lágrimas nos olhos, um nó na garganta e uma dor aguda no coração.
Quantas coisas erradas o homem está fazendo com a nossa natureza, com a Terra, lar de toda a humanidade!!!

Nenhum comentário: