terça-feira, 8 de junho de 2010

Com a palavra, Serafina!


Quem vai falar sobre o meio ambiente sou eu! Isso porque estamos fazendo um trabalho sobre o tema na escola. A professora Bel pediu que a gente fizesse uma pesquisa, resumisse, tirando os pontos principais e escrevesse, como se fosse uma redação.
Foi aí que a Maria Eulália, uma das melhores alunas da classe, inteligente, estudiosa e esperta, pediu a palavra:
_ Professora, eu queria pedir a senhora que falasse sobre alguns tópicos que a gente ouve falar quase todos os dias, no rádio, nos jornais e na TV, e acha que sabe do que se trata, mas não sabe. A gente tem uma noção, entende mais ou menos, mas sempre ficam muitas dúvidas.
_ Pois não, Maria Eulália, pode pedir... Que tópicos seriam esses?
_ Olhe, meio ambiente a gente sabe o que é, mas a senhora podia falar um pouco sobre ele; outros pontos são ecologia, ecossistemas, biodiversidade, desenvolvimento sustentável...
Nesse momento, a classe toda aplaudiu, sinal de que concordava com o pedido da colega.
_ Bem, vamos por partes, então. Entende-se como meio ambiente todas as coisas vivas e não vivas que coexistem na Terra, o nosso planeta, ou em alguma região dela, cuja ação pode afetar os ecossistemas e a vida dos humanos.
Ecossistema, então, é o conjunto formado por uma comunidade e o meio ambiente: as relações que os seres vivos de uma comunidade estabelecem com os fatores ambientais como solo, água, ar, etc. Já ecologia é o estudo das relações que se formam entre os seres vivos e o meio onde vivem, e das influências que uns acabam exercendo sobre os outros, ou seja, os seres vivos influenciam o meio e o meio também influencia os seres vivos, das mais variadas formas. Tudo bem até aqui?
_ Seria bom que a senhora nos trouxesse o que falou por escrito, pode ser? Assim vamos poder ler com calma e atenção, pensar sobre o assunto, refletir...
_ Combinado, trago o material na próxima aula, Serafina. Bem, ainda está faltando... Ah, por biodiversidade entende-se a existência de uma grande variedade de espécies animais, vegetais e de microorganismos que têm o seu habitat natural. A vegetação da Floresta Amazônica, os animais do Pantanal matogrossense, os rios, com sua imensa variedade de peixes ... Já o desenvolvimento sustentável, tão falado hoje em dia, é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. Para isso, temos que pensar no uso racional da água, por exemplo, do solo, evitar os desmatamentos, evitar os desperdícios de todos os tipos, enfim. Acho que o trabalho de vocês pode tratar das diferentes atitudes que nós, humanos, temos que ter diante desse problema, ou seja, economizar pensando nas gerações que estão por vir.
Temos que reconhecer que os recursos naturais são finitos, podem acabar, sim! Portanto, o desenvolvimento sustentável de uma cidade, estado ou país só pode ser alcançado com essa consciência e muito planejamento. Bem, terminamos nossa aula por aqui. Pensem em tudo o que foi dito e podem começar as pesquisas para o nosso trabalho sobre o meio ambiente.
Pois é... paramos nesse ponto. Saí da escola com a cabeça quente, cansada, mas depois que cheguei em casa, almocei e descansei um pouco, fiquei muito entusiasmada com a idéia de estudar mais sobre esse tema importante, importantíssimo! Tão importante, aliás, que tem até um dia só para ele, o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente!
Volto para falar sobre o assunto assim que nossas pesquisas estiverem mais adiantadas; digo nossas porque o trabalho é em grupo.
Beijinho, beijinho, tchau, tchau!

Um comentário:

silvania disse...

Nossa, como foi bom ler " Com a palavra, Serafina", vou ler aos meus alunos, esse tema vai ser trabalhado agora em sala de aula.Adorei, bjs para Serafina q lindinha.