É isso mesmo! Fui fazer uma pesquisa na internet sobre o tema Revolução Industrial e fiquei com uma dor de cabeça de latejar! Quanto mais eu lia, mais me confundia! Um horror!
Foi então que resolvi pedir socorro para a professora Bel...
_ Revolução Industrial, Serafina? Mas eu pedi um trabalho simples sobre o meio ambiente, nada mais que isso!
_ Acontece, professora, que em uma das pesquisas que fizemos sobre o aquecimento global, estava escrito que a temperatura média do planeta subiu quase um grau desde que começou essa revolução. Eu tentei descobrir por que, mas achei muito complicado e desisti.
_ Bem, vou tentar resumir de maneira bem simples para atender seu pedido. A Revolução Industrial teve início em meados do século XVIII, 1750, mais ou menos, na Inglaterra. Como o nome está dizendo, as indústrias e suas máquinas surgiram ocupando o lugar da produção artesanal, feita manualmente. É por isso que se diz que a maquinofatura substituiu a manufatura. Para vocês terem uma idéia, a máquina a vapor, inventada por James Watt, em 1779, era movida a carvão e revolucionou a fabricação de tecidos e de outros produtos.
Daí em diante, as indústrias foram revolucionando outros países, as máquinas foram se tornando mais sofisticadas até que apareceram os automóveis!
Bem, é claro que o progresso veio com a evolução da indústria, mas há alguns pontos muito negativos nesse processo. O homem do campo deixou suas terras e foi para os centros maiores em busca de trabalho; com isso, as cidades foram crescendo desordenadamente, o desemprego também, e surgiu a poluição ambiental e a sonora. Imaginem carros e mais carros nas ruas, fábricas e mais fábricas funcionando, máquinas e máquinas sendo inventadas e aperfeiçoadas! Haja energia para fazer funcionar tudo isso, não é verdade?
_ Já entendi, professora, muito obrigada. A senhora fez um ótimo resumo.
_ Que bom, Serafina! Mas daqui para frente, combine com seu grupo de escrever os pontos principais de tudo o que vocês já pesquisaram e concluam de maneira simples e direta.
_ Combinado, dona Bel!
Que alívio! Isso aconteceu numa sexta-feira. Resolvemos não fazer nada no sábado e no domingo, para desanuviar a cabeça. Ainda teríamos mais uma semana para entregar o trabalho e esse tempo seria mais que suficiente.
Então, bom fim de semana a todos! Minha cabeça está soltando faíscas, implorando por um descansinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário