A festa em louvor ao Divino Espírito Santo, cujo ponto culminante acontece no rio Tietê, com o Encontro das Canoas, no último sábado do ano, é uma tradição que já completou 170 anos.
Nasceu da promessa do povo ribeirinho ao Divino Espírito Santo para que intercedesse pelo fim da "grande peste"que ocorreu em meados de 1830, matando muitos moradores da região.
Como intenção, realizariam uma festa anual, caso a maleita fosse vencida.
A promessa acabou sendo esquecida e a doença voltou a castigar os ribeirinhos. Recomeçaram, então, e continuam até hoje as "Festas do Divino", na cidade de Tietê, em agradecimento pela graça recebida.
Anualmente milhares de fiéis se aglomeram às margens do rio e aguardam, ansiosos, pelo tradicional Encontro das Canoas que, vindas de direções opostas, se encontram no mesmo instante em que são soltas 7 pombas de cada um dos 7 batelões (canoas grandes), significando os 7 dons do Espírito Santo.
Tudo isso acontece em meio a uma comoção sempre renovada, aos sons ensurdecedores dos trabucos e rojões, que acabam abafando os demorados aplausos da multidão emocionada.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário