segunda-feira, 8 de junho de 2009

De volta ao sorriso

Contei e recontei meus dentes, certa de que iria encontrar os 32, mas só consegui chegar aos 28. Confesso que demorei alguns minutos para me lembrar de que já havia extraído os 4 dentes do siso (também chamados do "juízo"), terceiros molares, os últimos que se desenvolvem, normalmente entre os 17 e 20 anos.
São 2 dentes na arcada superior e 2 na arcada inferior, nos lados esquerdo e direito; mas é bom lembrar que isso acontece com a maioria das pessoas, não com todas.
Muitas vezes esses dentes ficam presos ou encaixados no osso maxilar ou simplesmente nem despontam. Quando ficam presos em posições anormais -- na horizontal, por exemplo -- podem acarretar sérios problemas.
Foi o que aconteceu com o restinho de juízo que eu tinha: passou não sei quanto tempo deitado, de tal forma que começou a pressionar o que estava na sua frente. Por esse motivo, tive que extraí-lo, em uma pequena cirurgia. E não faz tanto tempo, não! Eu devia estar com pouco mais de 50 anos. Ainda bem que sempre tive um dentista amigo a quem recorrer; naquela época, uma doutora, a minha querida amiga Sonia Fioravanti.
Ainda bem que o juízo não mora só nesses 4 dentes... Ainda me resta o suficiente para visitar o Dr. Sidney, sempre que necessário, ou pelo menos duas vezes ao ano para ver se está tudo bem com o sorriso que pretendo manter aberto durante o maior tempo possível!

Nenhum comentário: